arraste para o lado para ver mais fotos
Aulas de música aguçam percepção sonora dos bailarinos do Corpo de Baile de Itajaí

Aulas de música aguçam percepção sonora dos bailarinos do Corpo de Baile de Itajaí

Um conjunto de sons e silêncios dá forma ao ritmo. É entre essas alternâncias de elementos que a música oferece o pulso, a métrica e o tom para a dança. Orientados pela professora Débora Mazoti, os bailarinos do Corpo de Baile de Itajaí participam das aulas de música do projeto, que visam ampliar a interpretação corporal, o sentir sonoro e o executar musical.

As aulas propõem exercícios sonoros, que utilizam o corpo, a voz e instrumentos musicais para ampliar a expressividade artística. Ao longo do ano, a proposta é trabalhar elementos fundamentais da música — como ritmo, melodia e movimento corporal — e contribuir com a formação integral do grupo.

Para a professora, trabalhar com o público da dança tem sido uma experiência inovadora. Ela relata que, nas primeiras aulas, ao observar o aquecimento dos bailarinos, percebeu que muitos alunos dependiam da contagem feita pelas demais professoras para sincronizar os movimentos com o pulso da música.

“A aula de música dentro do Corpo de Baile complementa a parte rítmica, mas também ajuda o grupo a entender onde o som começa e termina, sua duração e o que o corpo pode expressar nesse tempo. Isso tem sido extraordinário. Podemos trabalhar sequências de sons, timbres, tempos e variações, que certamente vão auxiliar no processo de leitura, memória corporal, reflexos e expressividade na dança”, ressalta Débora.

Sophia Bastos, 11 anos, acredita que a música tem papel fundamental na sua formação como bailarina: “Entender a estrutura musical me permite dançar com mais consciência, fluidez e conexão com a trilha sonora. Hoje, sinto que a música não é apenas um fundo para o que dançamos, mas algo que guia, inspira e dá vida ao movimento. As aulas me mostram como corpo e som caminham juntos”, afirma.

Já Olivia Gabrielli Gualberto, 13, diz que passou a entender melhor os tempos musicais e como encaixar os exercícios na música: “Senti que a música contribui muito para o meu processo de memorização, tanto no ballet quanto em outras atividades. Também desenvolvi mais a percepção de grupo e de espaço, o que é essencial para quem dança em conjunto”, pondera.

As atividades de música, assim como as demais atividades do Corpo de Baile, iniciaram em abril e seguem até novembro. Os encontros são semanais e acompanham a preparação do grupo de 25 bailarinos selecionados pelo projeto, que realizará apresentações no segundo semestre. A expectativa é que o espetáculo de encerramento traga uma peça que una expressividade corporal, cênica e musical em uma única apresentação.

Sobre o projeto
O Corpo de Baile de Itajaí visa à formação de futuros bailarinos profissionais, por meio de aulas, workshops e oficinas gratuitas de formação técnica fundamental. A iniciativa é uma realização do Hama Espaço Artístico, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com incentivo da Havan e da Usimetal.

Informações adicionais:
www.corpodebailedeitajai.com.br

Fotos: Thiago França


--

Natália Uriarte Vieira
(47) 99986-4106
Jornalista | DRT 03085 JP




Cultura / Lazer 16/07