Vice-reitor da Univali recebe título de Cidadão Itajaiense
Sessão Solene aconteceu nesta quarta-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Itajaí
O vice-presidente da Fundação Univali e vice-reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Rogério Corrêa, recebeu o título de Cidadão Itajaiense. A homenagem foi entregue na Sessão Solene de Concessão de Títulos Honoríficos realizada nesta quarta-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI). A honraria foi proposta pelo presidente da CVI, vereador Fernando Pegorini. A cerimônia homenageou 17 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do município.
“Itajaí não chegou onde chegou por acaso. Pessoas de diversos setores foram homenageadas nesta noite, mostrando a força da nossa cidade. Como prefeito cabe a mim agradecer tudo que fizeram e fazem pelo esporte, cultura, segurança, educação e agricultura”, destacou Robison Coelho.
Rogério Corrêa é natural de Rio do Sul e reside em Itajaí desde 1982. É bacharel, mestre e doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e possui mais de 30 anos de experiência em docência no ensino superior e na pesquisa acadêmica.
É membro da Sociedade Brasileira de Química e da American Chemical Society, além de professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Univali. É autor de mais de 60 artigos científicos publicados em periódicos especializados internacionais e inúmeros trabalhos publicados em congressos e eventos da área da química.
Foi coordenador de Pesquisa e gerente de Pesquisa e Pós-Graduação da Univali, sendo responsável pela implantação de cursos de especialização, mestrado, doutorado e programas de iniciação científica. De março de 2018 a maio de 2025 exerceu a função de vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão.
Atualmente, também coordena o Centro de Referência Multiusuário em Análises Instrumentais para a Pesquisa e Desenvolvimento de Técnicas e Análises Inovadoras para um Futuro Sustentável.
“Com muita emoção recebo o título de Cidadão Itajaiense e reassumo o compromisso de seguir trabalhando em prol da educação e da ciência, aproximando cada vez mais a Univali da sociedade e legitimando a nossa vocação comunitária no atendimento às demandas da população. Este título aponta o reconhecimento do trabalho de todo o time Univali, mas, acima de tudo, a importância de seguirmos em busca de aperfeiçoamento, desenvolvimento e expansão. Extremamente orgulhoso e grato, reitero minha inequívoca disposição para o diálogo e meu pleno compromisso com o desenvolvimento da nossa querida Itajaí”, declarou o vice-reitor.
“O professor Rogério Corrêa vem, há mais de 30 anos, contribuindo sobremaneira com o município por meio de diversos projetos na área da educação, bem como pela gestão da nossa instituição. É um imenso orgulho para a Univali vê-lo sendo homenageado por sua trajetória, competência e dedicação”, afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.
Além do professor Rogério Corrêa, o título de Cidadão Itajaiense também foi entregue a André Gonzaga, Gracia Maria Nascimento Corrêa, Márcio Luiz Colatto, Maria Juçara Pamplona, Paulo Sezerino e Tadeu José de Andrade. Edite Burigo Gums e Vital Feller receberam o título Agostinho Alves Ramos.
O título de Cidadão Benemérito foi entregue a Adolino Silveira, Ana Caroline Campagnolo Galvão, Fernando Francelino e Paulinho Amândio. Heleno Rizzih Pereira, Normélio Pedro Weber e Paulo Vitor Souza receberam o Prêmio Mérito Cultural Toni Cunha e Roberto Fachini o Prêmio Mérito Esportivo.
Ao falar em nome da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), a deputada estadual e homenageada Ana Caroline Campagnolo Galvão enfatizou as proposições e recursos destinados à Itajaí. “Como itajaiense é um imenso orgulho representar esses dois distintos papéis nesta noite especial”.
“Hoje a CVI foi palco de uma das sessões mais significativas do nosso calendário institucional. É o momento formal e oportuno para homenagear histórias que honram nossa cidade. Foram homenageadas pessoas que não pediram reconhecimento, mas o conquistaram. São pessoas que deixaram sua marca em diversas áreas plantando sementes que ainda florescem. Cada título é um símbolo da união da memória da cidade à memória de seus protagonistas”, salientou o presidente da CVI, Fernando Pegorini.
Roberta Ramos
Gerência de Marketing e Comunicação Univali
(47) 3341-7889
Notícias Ontem