Alumni da Univali vence desafio da Nasa
Grupo integrado pelo egresso
projetou software para apoiar Missão Artemis
O alumni do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Marcos Roberto Barrios Vitalis, integrou a equipe vencedora do Nasa Space Apps na etapa realizada em Balneário Camboriú (SC). O desafio é promovido pela Nasa e ocorre, simultaneamente, em várias cidades do mundo. A competição reuniu os participantes no parque Space Adventure, no último fim de semana.
Os participantes do desafio tiveram alguns dias para formar os grupos e escolher um dos temas propostos pela organização. Na manhã de sábado, 4, foi dada a largada para o desenvolvimento dos protótipos, que foram construídos com base nos dados científicos fornecidos pela agência governamental norte-americana. A entrega do projeto final ocorreu na noite de domingo, 5. No total, seis equipes participaram da maratona. Os protótipos foram avaliados por três jurados.
Proposta
A equipe vencedora, integrada pelo alumni Univali, também contou com programadores e desenvolvedores. O grupo, formado por seis pessoas, escolheu o tema Your Home in Space: The Habitat Layout Creator.
Juntos, eles construíram um software para auxiliar a Missão Artemis, da Nasa, e possíveis novas missões, na seleção do local ideal para a implantação de habitats lunares. Para isso, sugeriram a utilização de uma base de dados coletada por rovers, veículos robóticos projetados para se mover e explorar a superfície de planetas ou outros corpos celestes.
“Estes rovers estariam equipados com sensores e radares capazes de captar dados de terreno e características físicas e enviá-los diretamente ao nosso software”, explica o arquiteto.
Além disso, o projeto de base lunar utilizando o software proposto traz solução de design modular e outras aplicações técnicas, conforme regras e necessidades para um projeto de base lunar eficiente. Marcos conta que durante o desafio implementou conhecimentos técnicos adquiridos na realização do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), no qual projetou uma base lunar.
“Eu pude trazer os conceitos, ideias e conhecimentos da arquitetura para dentro do tema, que tinha uma relação com o TCC que apresentei na metade deste ano, na Univali, sob a orientação do professor Stavros Wrobel Abib. Aproveitei toda essa bagagem teórica e técnica, recém adquirida, para auxiliar na elaboração do nosso protótipo.”, explicou.
Mais detalhes sobre o software proposto pelo grupo, intitulado L.U.N.A.R. - Layout and Utility Network Analysis Resource, pode ser conferido neste link. O vídeo de demonstração criado e submetido pela equipe, para a avaliação global da organização do Nasa Space Apps, está disponível aqui.
Final será nos EUA
Após a vitória local, a equipe aguarda o resultado da classificação global, previsto para cinco de novembro. Os projetos serão avaliados por especialistas da Nasa, agências espaciais parceiras e líderes da indústria. “Nós temos chance de concorrer contra soluções apresentadas por grupos de outros países. A etapa final será realizada nos Estados Unidos.”, conta Vitalis.
---
Atenciosamente,
Carina Carboni Sant’Ana
Gerência de Marketing e Comunicação
(47) 3341-7889
Notícias 08/10