arraste para o lado para ver mais fotos
Novos acordos internacionais com EUA e Paraguai ampliam protagonismo

Novos acordos internacionais com EUA e Paraguai ampliam protagonismo da Univali na formação em saúde

Parcerias com universidades de Washington e Assunção conectam estudantes de Farmácia e Medicina a experiências práticas globais e intercâmbio científico

 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) firmou dois novos acordos internacionais que ampliam as oportunidades de intercâmbio e reforçam o protagonismo da instituição no ensino e na pesquisa em Ciências da Saúde. As parcerias, estabelecidas com a Howard University College of Pharmacy, de Washington D.C. (EUA), e com a Universidad Central de Paraguay (UCP), consolidam a vocação global da Univali e criam novos espaços de aprendizado multicultural para estudantes de graduação em Farmácia e Medicina.

O termo com a Howard University institui o programa de imersão summer course para alunos de Farmácia, que prevê a troca anual de estudantes entre as duas universidades. Durante o programa, alunos da Univali participam, em Washington D.C., de atividades práticas em áreas como farmacoterapia, atenção farmacêutica, pesquisa em farmacologia e cuidados ambulatoriais. Já os estudantes norte-americanos têm sua experiência acadêmica em Itajaí, onde vivenciam a rotina de laboratórios e unidades de ensino da Escola de Ciências da Saúde, entre eles, a Farmácia Escola, o Laboratório Escola de Análises Clínicas (Leac), o Central de Laboratórios e Ensaios Analíticos (Clean) e o Horto de Plantas Medicinais.

Fundada em 1867, a Howard University College of Pharmacy é uma das mais tradicionais escolas de Farmácia dos Estados Unidos, oferecendo diversos programas de graduação e pós-graduação na área. É reconhecida pela excelência acadêmica, diversidade e formação de profissionais e pesquisadores que ocupam posições de liderança.

O segundo convênio, firmado com a Universidad Central de Paraguay, foi idealizado pelo curso de Medicina da Univali e permite que alunos de ambas as universidades frequentem disciplinas e atividades acadêmicas pelo período de um ou dois semestres, com aproveitamento de créditos conforme as políticas de cada universidade. Em outubro, duas alunas da UCP realizaram uma visita técnica à Univali, conhecendo de perto a estrutura acadêmica, os laboratórios e os projetos de extensão da Escola de Ciências da Saúde.

A UCP, com sedes em Pedro Juan Caballero e Ciudad del Este, é referência na área de Medicina, destacando-se pela alta aprovação no Revalida brasileiro e pela ampla infraestrutura que inclui aulas práticas desde o primeiro semestre, centros de simulação, clínicas e hospital universitário próprios.

“Esses acordos fortalecem o caráter internacional da Univali e aproximam nossos estudantes de práticas e desafios que formam profissionais preparados para atuar em contextos diversos”, afirma a professora Camila Monteiro Santos, gerente de Internacionalização da Univali, destacando que as parcerias reforçam o compromisso da universidade com a formação integral. “O contato direto com outras culturas e sistemas de ensino amplia a compreensão dos alunos sobre a profissão e sobre o papel social da ciência”, afirma.

Com as novas assinaturas, a Univali reforça sua presença no cenário internacional e amplia o ecossistema de cooperação científica que impulsiona a inovação, a troca de saberes e o impacto social da universidade brasileira no mundo.

Cristina Teresa Santos

Assessoria de Imprensa

Gerência de Marketing e Comunicação

Bloco B7, Sala 102 | Campus Edison Villela (Itajaí)

(47) 3341-4208 | tinateresa@univali.br 




Saúde 14/11