Evento contou com músicas brasileiras no repertório
Na terça-feira (12), o Teatro Municipal recebeu o concerto “Uma Volta Pelo Brasil” para celebrar os 30 anos da Banda Filarmônica de Itajaí. O repertório se dividiu entre orquestra, grupos e banda com um flash mob para explorar a música brasileira. O público, que compareceu em bom número no prédio público, pôde prestigiar uma apresentação diferenciada em relação ao próprio histórico da banda. A atração fez parte programação de aniversário dos 158 anos de Itajaí.
“Foi gratificante ver a interação entre os integrantes da orquestra e o público, porque foi intensa. Fizemos um show inédito e de caráter nacional e isso nos enche de orgulho”, diz Luis Alberto Martins de Freitas, maestro e diretor da Banda Filarmônica há 15 anos.
No primeiro ato, a orquestra executou as músicas sem o auxílio da percussão. No segundo, houve a armação uma estrutura metálica para que os grupos se apresentassem. Durante o terceiro bloco, o frevo e o sertanejo se fizeram presentes na noite especial.
Sobre a BFI
Fundada em junho de 1988 como Banda Marcial da Rede Municipal de Ensino, a Banda Filarmônica de Itajaí realizou a primeira apresentação no dia 27 de agosto daquele ano. O primeiro maestro da história foi o Sr. Alberto Bonfanti. Em junho de 2003, assume o Maestro Luis Alberto Martins de Freitas, que inicia uma nova etapa na história. O lema “Educar por meio da música” foi proposto com perspectivas mais ousadas e abrangentes, auxiliado pela musicalização dos envolvidos.
Hoje com uma equipe de 10 professores, a Banda Filarmônica atende um número significativo de crianças no contra turno escolar com aulas de musicalização, trompete, flugelhorn, trombone, euphonium, tuba, bateria, percussão de marcha, percussão sinfônica e popular e corpo cerimonial, gratuitamente oferecidas pela Prefeitura de Itajaí por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Calcula-se que mais de três mil alunos já passaram pela Banda Filarmônica de Itajaí nestes 30 anos. A Banda mantém três polos nas seguintes escolas: Escola Básica Aníbal César no São Vicente, Escola Básica Profª Judith Duarte de Oliveira na Itaipava e Escola Básica João Paulo II em Cordeiros.
Além disso, desenvolve projetos como apresentações didáticas, visitas dirigidas, formação de público, atendimento ao Cemespi, polos de bandas escolares, Festival de Bandas e Fanfarras de Itajaí e desfiles cívicos, comemorativos e festivos.
A orquestra possui vários prêmios estaduais e leva o nome de Itajaí para o Brasil e o mundo. Participou por três vezes do Festival Internacional de Banda e Fanfarras de Melipilla (Chile) e realizou uma turnê na 5º Região, na província chilena de San Antônio e outra na região de Santiago. Em 2015, fez uma turnê em Portugal e, no ano de 2017, lançou um DVD sobre a turnê internacional.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Giselle Leal
Notícias 14/06