arraste para o lado para ver mais fotos
Seminário técnico marca abertura da 35ª Festa Nacional do Colono

Serão quatro dias com programação gratuita para toda a família

A tradicional Festa Nacional do Colono iniciou oficialmente na tarde desta quinta-feira (26) no Parque do Agricultor. A 35ª edição foi aberta com o Seminário écnico de Inovações Tecnológicas na Agricultura Familiar. Foram abordados temas como inseminação artificial, associativismo, monitoramento aéreo e energia solar na agricultura. O seminário é uma ação da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, juntamente com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Durante a abertura, o prefeito Volnei Morastoni destacou a importância do evento na cidade. “Embora seja uma cidade praiana e pesqueira, temos a marca da agricultura e da pecuária. Ano passado resgatamos a festa e nesta edição temos uma programação belíssima para valorizar ainda mais a família rural”, reforçou.

“Este ano a festa procura homenagear o jovem agricultor, para que a juventude se sinta motivada a viver no campo e continuar este importante papel”, ressaltou o Secretário da Agricultura e Expansão Urbana, Cesar Reinhardt.

Seminário Técnico

O seminário, mediado por Jorge Tagliari, foi dividido em quatro paineis sobre as inovações tecnológicas agrícolas. Foram abordados temas como inseminação artificial, associativismo, monitoramento aéreo e energia solar na agricultura.


O primeiro painel sobre associativismo foi conduzido pelo agropecuarista Harry Dorow, ex-presidente da organização de cooperativas do estado de Santa Catarina. Harry reforçou a importância de uma organização cooperativa para a família agricultora, destacando as diferenças entre sociedade cooperativa, associação e empresa.

O tema do segundo painel foi Inseminação Artificial, Reprodução animal e Melhoramento Genético com o zootecnista Fábio Nogueira Fogaça, o veterinário da Secretaria da Agricultura e Expansão Urbana João Savio Poltronieri e o Nelson Antonio Cerpa. Os profissionais relembraram a importância da inseminação artificial e o auxílio que o Município de Itajaí oferece aos produtores do município.

No terceiro painel Sabrina Zange falou sobre energia solar para agricultura, exemplos e aplicações. Sabrina explicou os benefícios, formas de reutilização e formas de utilização de painéis solares e outras ferramentas de energia solar para a agricultura.

Para finalizar, o pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) Marcos Lima Campos do Vale, juntamente com Igor Luduwichack da Silva, explicou sobre Monitoramento Aéreo: Inteligência e Controle de Cultivos Agrícolas destacando a evolução da agricultura e a relação com a necessidade de inovações tecnológicas.

Confira os horários para o segundo dia da Festa do Colono

Sexta-feira (27)

7h às 23h30: Abertura dos portões
7h às 23h30: Parque de diversões
8h à meia-noite: Café Colonial
A partir das 10h: Churrasco
10h às 22h: Pavilhão de Exposições
14h30: Baile da Terceira Idade
20h: Show Nacional com Grupo Tradição
23h30: Baile Tradicionalista

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto




Eventos 27/07