A qualidade do ensino das escolas municipais de Itajaí está sendo superada a cada ano. O resultado apresentado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) confirma isso, baseado no resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2017. Itajaí ultrapassou as metas do ano passado e tem o melhor ensino da região nos anos finais.
As metas estipuladas eram de 6,1 para os anos iniciais e de 5,4 para os anos finais. Itajaí conquistou notas 6,4, e 5,5, respectivamente. Nos anos iniciais (5º ano), o município ocupa a terceira colocação geral das melhores médias. Nos anos finais (9º ano), Itajaí se destaca com a melhor média. Os índices foram divulgados na manhã desta segunda-feira (03).
Em uma década, Itajaí deu um salto de 4,8 nos anos iniciais para 6,4. Nos anos finais, o crescimento foi de 4,1 para 5,5. O IDEB é calculado a cada dois anos com base no aprendizado dos alunos dos 5º anos e 9º anos, em provas de português e matemática pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no fluxo escolar (taxa de aprovação).
O IDEB foi criado em 2007 pelo Ministério da Educação, que estabeleceu para cada município as metas (notas) que devem ser alcançadas. “Se não forem atingidas, significa que o ensino não está evoluindo e que precisa ser revisto”, explica a Secretária Municipal de Educação, Elisete Furtado Cardoso.
Conforme comprova o levantamento, o progresso da qualidade do ensino é Itajaí é expressivo. “Isso demonstra que Secretaria Municipal de Educação de Itajaí não tem medido tempo, esforços e investimentos para atingir e elevar a meta estipulada pelo INEP. Os investimentos que a administração faz neste setor estão dando resultados esperados, ou seja, melhorando a qualidade de ensino para nossos alunos”, comemora Elisete Furtado Cardoso.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Fran Hilbert
Notícias 04/09