Projeto de Lei passará ainda por segunda votação
Itajaí está a um passo de ser oficialmente reconhecida como Capital do Turismo Náutico de Santa Catarina. Nesta semana, os deputados estaduais aprovaram em primeiro turno o projeto de Lei nº 0091.9/2018, de Leonel Pavan, que acrescenta o título ao município já considerado a Capital da Construção Naval. O projeto aguarda discussão e votação em segundo turno.
Parte da consagração de Itajaí no segmento náutico se deve às três edições de sucesso da Volvo Ocean Race no município. Neste ano, mais de 430 mil pessoas passaram pela Vila da Regata da única parada da América Latina. Ao todo, o evento impactou a economia em mais de R$ 83 milhões.
No ano passado, a cidade já foi escolhida pelo governo do estado para o lançamento da Temporada Náutica de Santa Catarina. Além do esporte, Itajaí também impulsiona o lazer e os negócios náuticos. Prova disso foi também a escolha do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) por Itajaí para lançar a campanha nacional “O Sul é meu destino”.
A identidade econômica que vem das águas se completa com a construção naval, o porto e a pesca. Desde 2002, Itajaí carrega o título de Capital da Construção Naval.
“Pela importância turística, por toda a sua beleza natural e, principalmente pela cidade ser privilegiada para a prática de esportes náuticos, nada mais justo que a cidade de Itajaí seja considerada Capital Náutica do Estado de Santa Catarina”, avalia Leonel Pavan no projeto.
A proposta do deputado vem somar ao título já empregado ao município. Desta forma, caso seja aprovada em segunda votação e sancionada pelo governador, Itajaí passará a ser reconhecida como Capital Catarinense da Construção Naval e do Turismo Náutico.
De acordo com o secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, o município vem mostrando seu potencial para receber turistas de forma mais profissional, em várias frentes de trabalho. “A estrutura hoteleira e a infraestrutura geral da cidade melhorou. Itajaí hoje se mostra totalmente capaz de realizar grandes eventos. A cada ano estamos desenvolvendo ainda mais o nosso potencial náutico e esse reconhecimento estadual é muito importante para nos fortalecer em Santa Catarina e também no Brasil”, garante Neiva.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto
Notícias 15/10