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UPA Cordeiros completa seis anos de atuação mais moderna e acessível

Unidade de Pronto Atendimento atende cerca de 5 mil pessoas por mês

Ao completar seis anos de atuação, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Cordeiros está mais moderna e acessível à população. Uma das novidades é a sinalização da unidade, que foi renovada para garantir melhor organização interna. Também foi finalizada, em outubro, a implantação do sistema de prontuários eletrônicos e a informatização da farmácia 24 horas. As melhorias no sistema de atendimento possibilitam mais eficiência, controle e agilidade nos atendimentos.

Com quase cinco mil atendimentos por mês, a UPA de Cordeiros recebe urgências e emergências em adultos acima de 15 anos. Em torno de 60 profissionais atuam na unidade. De janeiro a outubro de 2018, a equipe já realizou 33.903 atendimentos na UPA e mais de 10 mil exames de raio-x.

A estrutura, que completou seis anos no dia 26 de outubro, conta com 1.500 m² de área física, divididos em consultórios médicos, salas de exames, raio-x, farmácia, espaço para atendimento de urgência, sala de eletrocardiografia, sala de observação e de coleta de materiais, além de uma ambulância 24 horas à disposição.

Informatização

A implantação do sistema de prontuário eletrônico G-HOPS, possibilita à UPA o registro de todos os procedimentos realizados pelo paciente desde o momento em que ele entra na unidade. Totalmente integrada, a ferramenta apresenta ainda o histórico completo do paciente e agiliza o atendimento médico. Os exames de raio-x ou eletrocardiogramas realizados na unidade também podem ser consultados online pela equipe técnica, bem como a disponibilidade de medicamentos na farmácia, garantindo um atendimento mais preciso e de qualidade.


“O sistema permite ao médico visualizar se temos os medicamentos receitados em estoque e, quando ele faz a prescrição, já conseguimos deixar tudo separado na farmácia para agilizar o atendimento ao paciente. O sistema possibilita ainda controle de lote e validade por código de barras, facilitando muito o serviço e diminuindo o desperdício. Sabemos ainda para qual paciente aqueles materiais estão saindo, podendo fazer um bom planejamento e reposição dos medicamentos da UPA”, explica a gerente de Assistência Farmacêutica, Elisângela Paula dos Santos.

Outra vantagem é a segurança no armazenamento de dados no sistema, permitindo a geração relatórios para a gestão municipal e um melhor monitoramento do funcionamento da unidade.

Classificação de risco

Assim como a UPA do CIS, a Unidade de Pronto Atendimento do Cordeiros funciona com sistema de classificação de risco, no qual o paciente recebe uma fita com a cor de sua classificação e o tempo máximo de espera: Azul – Não urgente – até 240 minutos de espera; Verde – Pouco Urgente – até 120 minutos de espera; Amarelo – Urgente – até 60 minutos de espera; Laranja – Muito urgente – até 10 minutos de espera; Vermelho – Emergência – 0 minuto de espera. Nesse sistema, a prioridade dos atendimentos são os pacientes com quadro clínico mais grave.


A unidade fica localizada na Rua Enedina Dávila Ferreira, s/n°, bairro Cordeiros. Mais informações ou contato pelos telefones (47) 3908-5636 / 3908-5647 ou e-mail upa.cordeiros@itajai.sc.gov.br.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto




Notícias 08/11