Risco para alagamentos pontuais e destelhamentos durante o verão
A tempestade na noite desta segunda-feira (17) deixou rastros em Itajaí. Devido às fortes chuvas acompanhadas de raios e ventos comuns com a elevação das temperaturas, a Defesa Civil de Itajaí está em estado de alerta. Entre as 17 ocorrências atendidas pela coordenadoria estão alagamentos pontuais, destelhamentos, queda de árvores, placas e muros. Pelo menos nove localidades entre zona urbana e rural foram atingidas.
Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), a temperatura máxima permanece na casa 35°C até sexta-feira (21). A semana continua com sol durante o dia e pancadas de chuvas localizadas entre a tarde e a noite. No fim de semana, o calor deve diminuir e a temperatura volta para a casa dos 30°C.
De acordo com o coordenador da Proteção e Defesa Civil, Carmo Dias, as equipes estão preparadas para atender as ocorrências típicas desta época do ano. A Defesa Civil monitora e realiza o levantamento dos casos em todas as áreas do município.
A população deve procurar abrigo seguro a qualquer princípio de chuva com ventos e rajadas fortes. É aconselhado que em caso de movimento de terra ou rochas próximo às suas residências, bem como inclinação de postes e árvores, a família deve sair do imóvel. A Defesa Civil atende 24h pelo telefone 199 ou 193. Em caso de emergência também é possível entrar em contato pelo telefone de plantão (47) 99601-2950.
Os boletins informativos da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itajaí podem ser acompanhados por meio do site defesacivil.itajai.sc.gov.br, e também pelo facebook e twitter.
Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto: Marcos Porto
Notícias 18/12