arraste para o lado para ver mais fotos
Via Expressa Portuária terá R$ 50 milhões garantidos pelo orçamento da União

O Município de Itajaí garantiu recursos na ordem de R$ 50 milhões no orçamento do Governo Federal para 2019 para retomada das obras da Via Expressa Portuária. O repasse virá ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para construção da estrada de ligação da BR-101 ao Porto de Itajaí. A obra é considerada vital para o desenvolvimento dos setores logístico, portuário e de transportes.

“Esta é uma obra que impacta de forma contundente a economia do município, a mobilidade urbana e a segurança das pessoas, uma vez que hoje os caminhões utilizam vias que são compartilhadas por veículos menores, além de pedestres e ciclistas”, afirma o prefeito de Itajaí Volnei Morastoni. “A população e a comunidade empresarial querem que o tráfego dos caminhões de contêineres tenha uma única passagem para chegar até os navios do Porto”, complementa.

O Coordenador do Planejamento Estratégico do Município de Itajaí, Alcides Volpato, explica que a emenda foi uma proposição da Frente Parlamentar Catarinense, composta por deputados e senadores de Santa Catarina. Com ela, o município confirma a destinação dessas verbas para a Via Expressa Portuária. A emenda garante os recursos, mas não define a data de liberação que vai depender da articulação da administração municipal e dos parlamentares.

“A Via Expressa Portuária é vital para a economia do nosso município. O projeto há muito tempo se arrasta, caminha a passos lentos, sempre foi marcado por longos impasses e o atual governo tem tratado esta demanda com afinco, pois quer ver o projeto concluído e este sonho da população atendido”, afirma o coordenador do PEMI 2040. Volpato lembra que as desapropriações foram retomadas em 2017 e restam 221 desapropriações iniciadas pelo DNIT ainda em dezembro. O departamento também iniciará a licitação do novo projeto executivo, atualizado com as novas configurações da cidade.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Notícias 18/12