arraste para o lado para ver mais fotos
Antonio Lopes - Ensaio Psicanalítico 432 - Surfando sobre as ondas da vida

No mar, as ondas mudam de direção e se esparramam na praia ou se arrebentam nos rochedos das encostas, num vai e vem infinito. Vamos imaginar que estamos surfando e pegamos uma onda, o vento surge de repente e sopra ao contrário da direção que queremos ir. Não conseguimos manter o equilíbrio e caímos da prancha. Logo nos esforçamos para emergir e, com o lash preso na perna, procuramos a prancha para subir e novamente ficar em pé.

Levanta, se esforça, sobe, rema com os braços, força, muita força, lá vem outra onda, posiciona-se, lembra como permanecer em posição para surfar, atenção na linha central da longarina, rapidamente se movimenta empurrando para cima com os braços, corpo arqueado buscando uma base para os pés, se equilibra sem medo, olhar na linha do horizonte e não para a água e desliza se equilibrando. No mar, sente o prazer de pegar e dominar a prancha sobre uma onda.

Assim é na vida! As emoções surgem em ondas provocadas pelos afetos e situações que estão fora do nosso controle. Ondas de dificuldades amorosas, financeiras, de trabalho, de fartura, de pobreza, de alegrias e de tristezas. São ondas a que estamos sujeitos neste imenso mar da existência. Quantas vezes uma onda nos derruba, chegamos quase a nos afogar no oceano de dificuldades e de problemas, perdendo as forças e a coragem para começar tudo de novo, com medo de novamente cair... Se estamos surfando, desafiando as ondas, é preciso saber cair e não se afogar. Isso requer aprendizado, treino, perseverança e autoconfiança.

O medo: este é o grande inimigo inconsciente que precisamos dominar e, toda vez que vier uma onda difícil, a escolha é nossa, se enfrentaremos o desafio. Não ficar olhando para a situação turbulenta, mas olhar para onde queremos ir. Ao superar ou fracassar, entenderemos que o exercício sempre será para que consigamos nos desenvolver na arte e na capacidade de enfrentar – e superar – as adversidades. O mar das dificuldades existe para aprendermos a dominar e até a gostar dos desafios, pois é com eles que conseguimos superar o medo e, assim, conquistarmos as realizações tão necessárias pra alimentar nosso Ego e alcançar sucesso na vida pessoal e profissional.

Quantas ondas passaram e não conseguimos pegá-las, quantas outras surfamos e mergulhamos, mas somos capazes de levantar e desfrutar do prazer da superação. As ondas da vida nós já as conhecemos, todo ano é assim, precisamos estar preparados para surfar com exímio equilíbrio sobre elas. Esse equilíbrio pode ser representado pelo que fazemos para o momento atual: se temos reservas, vamos encarar com tranquilidade todos os compromissos dessa onda de um novo ano. 

O mar de dificuldades exige condicionamento para que não haja ação sem treino. Disciplina para saber a hora de gastar a energia que nos dá força para pegar a onda. Saúde financeira para conseguir subir na prancha das despesas, força mental para sustentar as emoções, equilíbrio para não cair no desespero, saúde física, habilidade para dirigir para onde queremos chegar e assim maximizar nossas capacidades pessoais e profissionais, com elevada performance. Para surfar com sucesso nas ondas da vida é preciso sair da zona de conforto e aproveitar cada oportunidade para se manter em pé, apreciando a maravilha de ficar na crista da onda que está passando. E, com certeza, também passará.



Crônica anterior        /         Página inicial         /        Crônica seguinte




Diversos 24/01