arraste para o lado para ver mais fotos
Mais de quatro mil doses são aplicadas durante o Dia D de vacinação em Itajaí

Unidades de saúde abriram neste sábado (16) para imunizar a população

Neste sábado (16), as unidades de saúde de Itajaí realizaram o Dia D de vacinação contra a febre amarela. O objetivo foi oportunizar mais horários de imunização à população e ampliar a cobertura vacinal da cidade. Durante o dia foram aplicadas 2.383 doses, atingindo 54,57% da meta de vacinação. A vacina contra a febre amarela segue disponível nas unidades de saúde – ainda falta imunizar em torno de 77 mil pessoas.

Pessoas de nove meses até 59 anos, que nunca tomaram a vacina, devem ser imunizadas. Somente em 2019, foram aplicadas 25.822 doses na cidade. “A doença já registrou casos no Paraná e não queremos que ela atinja Itajaí. Por isso, a vacinação é a melhor forma de prevenção e uma dose garante imunidade para toda vida”, reforça a diretora da Vigilância Epidemiológica, Greyce Lobo Mayer.

Desde o ano passado, Santa Catarina se tornou área com recomendação da vacina da febre amarela. A dose única é oferecida nas unidades de saúde durante todo o ano. Quem já fez a vacina em algum momento da vida está protegido contra a doença, porém deve ter a comprovação na caderneta, caso contrário é necessário fazer uma nova dose. No caso de gestantes e idosos com mais de 60 anos, a regra é buscar orientação médica para a vacinação.

Durante o Dia D, os profissionais de saúde também aproveitaram para atualizar a caderneta de vacinação da população. Além da vacina contra febre amarela, mais 1.744 doses foram aplicadas contra outras doenças, como sarampo, rubéola, caxumba, entre outras.

Notícia retirada do site da Prefeitura Municipal de Itajaí
Créditos foto:




Notícias 19/03