arraste para o lado para ver mais fotos
Antonio Lopes - Crônica 381 - Ferramenta para a felicidade - SMART

Na vida nos deparamos com o dilema de executar um trabalho que nos traga satisfação, amando o que se faz, sendo também importante o resultado que se obtém. Na fase de buscar uma profissão enfrentamos dúvidas, por não termos vivência ou oportunidades para aprender uma atividade qualquer e, por isso, não sabemos do que somos capazes, profissionalmente. Muitos são orientados pelos pais na escolha de um ofício, concluem a formação, trabalham durante anos e não são felizes por não conseguirem prazer no que fazem.

A remuneração por uma laboração influi muito e, com isso, encontramos pessoas que se sentem infelizes, inseguras e tristes, trabalhando submissas ao que tem que ser feito e não ao que gostariam de fazer. É uma prisão monetária que agride o ser, originando angústia, depressão e reações agressivas nos relacionamentos, principalmente com os mais próximos e amados.

Esse drama frequente na vida das pessoas é torturante, tira o sono e reduz sensivelmente a libido, complicando com manifestações de patologias orgânicas somatizadas como gastrites, úlceras, taquicardia, medos inexplicáveis, desejo de fugir sem saber do quê, sentimento de culpa, de incompetência e crises de desânimo e choro.

Renunciar a um ganho melhor é bem difícil. Então, buscar se apaixonar pelo resultado do trabalho poderá ser o caminho para despertar a criatividade necessária na busca do prazer e valorização do ego. Transformar as dificuldades em desafios, para aprender a vencer as situações desagradáveis, passa a ser o caminho da escolha profissional. No entanto, se você não quiser alcançar seus objetivos a qualquer custo, não terá energia suficiente para suportar as crises de ineficiência e procrastinação.

Como a condição financeira é essencial para a escolha de uma atividade, é possível analisar seus desejos para buscar satisfação contemplada com resultado monetário e realização. Fazer um planejamento para poupar dinheiro e conseguir uma reserva que seja suficiente para as despesas, durante alguns meses ou anos, poderá facilitar um processo de mudança até alcançar o sucesso desejado.

Levar em consideração que se pode fazer um projeto de vida, pensando se aquilo que quer fazer hoje com paixão será o mesmo daqui a vinte anos, poderá ajudar a construir uma visão de horizonte mais adequada para ser aceito como o melhor a se fazer. É importante pensar no futuro, mas é preciso viver hoje com as possibilidades para chegar a um objetivo sonhado.

Trocar a possibilidade de ganhar dinheiro para seguir a carreira dos seus sonhos tem um custo elevado, mas a felicidade pode ser construída a cada etapa que planejar para seus objetivos. Vamos então construir um planejamento SMART. S = específico (seu sonho), M = mensurável (medir se está ao seu alcance), A = alcançável (se está habilitado para o que deseja), R = relevante (se lhe trará satisfação plena) e T = temporal (quanto tempo para chegar ao objetivo). Dessa forma você obtém a ferramenta para ajustar sua carreira para um resultado adequado às suas aspirações. Estamos chegando ao Natal. Seu melhor presente será ficar decidido com seus desejos.



Crônica anterior          /          Página inicial          /          Crônica seguinte




Diversos Há 1 ano