Antonio Lopes - Crônica 343 - Ponderações sobre os cérebros feminino e masculino
O desenvolvimento da mulher na sociedade, em várias partes do mundo, vem revelando que mitos e preconceitos precisam ser extirpados da cultura universal, onde a mulher sofre restrições e é alvo de chacotas indevidas, talvez pela inveja e desejos no interior dos que assim agem. Até há pouco tempo era conside(...)
Antonio Lopes - Crônica 342 –Mulher do século XXI
A evolução feminina vem se destacando em várias partes do mundo, revelando inteligências e lideranças incontestáveis com uma beleza e sensualidade admirável. Bem diferente da década de 1960, quando surgia uma mulher jovem se rebelando contra as heranças da ignorância da inquisi&cce(...)
Antonio Lopes - Crônica 341 - Falando na Educação do Ser
Ensinar e aprender. Fenômeno observado em qualquer sociedade e necessário para a preservação dos valores morais e éticos, costumes e tradições, visando perpetuar suas crenças e modelos instituidos. A educação (enquanto aprendizado) varia de acordo com as regiões e raç(...)
Antonio Lopes - Crônica 340 - Psicanálise e a Educação
No desenvolvimento do Ser deve-se considerar que os períodos são de intensas marcas de afetos variados e incompreensíveis, sofrem a influência dos valores culturais da família e dos educadores que têm seus valores pessoais desenvolvidos numa cultura própria de vida, podendo ser um modelo arcaico e auto(...)
Antonio Lopes - Crônica 339 - Falando da depressão
Ela tem boa formação universitária, boa família, casa, carro, bom emprego, ganha bem, tem uma vida confortável, não lhe falta nada. Há tempos começou a chorar muito, não quer conversar com ninguém, não quer ir trabalhar, nada está bom para ela. Nos últimos me(...)
Antonio Lopes - Crônica 338 - O que realmente importa?
O marido diz que sua esposa é compulsiva, que tem um temperamento explosivo, é muito crítica e faz as coisas com repentes inesperados. Ele, afetado, reage pensando numa forma de responder com argumentações que sejam imbatíveis, para vencer a discussão e ganhar o jogo, sem procurar analisar o que impo(...)